Sabia que usar os olhos é algo que temos que aprender a fazer?
Não só não nascemos com a visão totalmente desenvolvida, mas todas as habilidades visuais que usamos centenas de vezes por dia exigem muita prática para serem dominadas, assim como é preciso muita prática para aprender a andar e falar.
Se tem um bebé ou criança pequena, existem alguns procedimentos que pode fazer para ajudar a manter o desenvolvimento da visão deles sob controle, inclusive fornecendo brinquedos que ajudem a usar os olhos.
O que vê o seu bebé nos primeiros seis meses
O campo de visão de uma criança é composto de formas desfocadas, luz e sombra. Só conseguem realmente focar os olhos a uma distância de 15 a 20 centímetros, que é a medida certa para olhar para si enquanto o segura. Com o tempo, eles começam a ver com mais clareza e nitidez à medida que a sua visão central se desenvolve. Os pais podem ajudar seguindo estas dicas:
Progressão incrível dos 6 aos 12 meses
A coordenação olho-mão começa a desenvolver-se por volta do 6º mês, o que é um ótimo momento para começar a dar ao bebé muitos objetos coloridos para agarrar e brincar. À medida que começam a rastejar ou correr, a sua coordenação irá melhorar mais ainda.
O jogo de esconder vai perder a sua atenção nalgum destes meses porque o seu filho vai perceber a permanência do objeto. Eles aprenderam o truque por trás da magia, então é altura de mudar de jogo para algo mais avançado, como esconder brinquedos debaixo de um cobertor para eles encontrarem.
Mais avanços na infância
Os bebés continuam a melhorar a sua coordenação aprendendo a andar e a brincar com brinquedos como bolas. Dois fatores principais no desenvolvimento das habilidades visuais de uma criança são o equilíbrio e a compreensão. Eles começarão a atribuir nomes aos objetos que veem e com os quais interagem à medida que aprendem a falar e aos dois anos, muitas crianças fazem a sua estreia como artistas. Certifique-se de mantê-los bem abastecidos de lápis e papel. Eles também vão sair beneficiados ao brincar com blocos de madeira que podem mover e empilhar ou que interagem.
Exames oftálmicos precoces são importantes
Todos esses brinquedos e jogos são muito úteis para manter o desenvolvimento visual infantil dentro do cronograma, mas não se esqueça dos exames oftálmicos. Bebés e crianças pequenas não têm a compreensão de um adulto quando algo está errado e também não tem palavras para explicar o que estão a vivenciar. É por isso que os pais são encorajados a levarem os seus filhos para o primeiro exame oftálmico a partir dos seis meses de idade, com uma segunda consulta por volta do 3ª aniversário.