Fumar causa danos a todos os órgãos do corpo, incluindo os olhos.
Geralmente pensamos primeiro no cancro do pulmão quando se trata dos prejuízos do fumo e talvez pensemos em problemas de saúde bucal em seguida, mas mesmo as partes do corpo que não entram em contacto direto com o fumo estão em perigo.
Estudos mostram que os fumantes correm um risco significativamente maior de desenvolver doenças oculares que ameaçam a visão, incluindo catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
A Ligação entre Tabagismo e Catarata
Os fumantes têm duas vezes mais chances de desenvolver catarata, a principal causa de cegueira no mundo. Os primeiros sintomas incluem visão turva ou dupla, cores desbotadas, sensibilidade à luz e visão noturna deficiente. Felizmente, as cataratas são reversíveis através de uma cirurgia incrivelmente comum e segura, pelo que qualquer perda de visão devido a elas pode ser temporária. O mesmo não pode ser dito de outras condições que ameaçam a visão.
Tabagismo e Doenças Oculares Diabéticas
Vários problemas oculares estão associados ao diabetes. Dado que fumar aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 até 40%, também torna as pessoas mais vulneráveis a doenças oculares relacionadas. A retinopatia diabética ocorre quando os vasos sanguíneos enfraquecidos na parte posterior do olho começam a vazar sangue para o campo de visão e a retina não consegue obter oxigénio suficiente. O problema geralmente piora com o tempo, especialmente se o diabetes não estiver bem controlado.
Tabagismo e Degeneração Macular Relacionada à Idade
Obtemos a nossa visão mais nítida e detalhada da porção mácula da retina. Na DMRI, a mácula deteriora-se com o tempo, resultando em cegueira permanente. Um fumante tem três vezes mais probabilidade de contrair DMRI e também é mais propenso a contraí-la mais cedo na vida.
O Fumo também é mau para não fumantes
Os piores efeitos do tabagismo afetam os próprios fumantes, mas o fumo passivo é um problema real para as pessoas ao seu redor. Esses não fumantes correm maior risco de doenças cardíacas, cancro de pulmão e derrame por estarem perto do fumo com tanta frequência, e isso pode causar ataques de asma, bronquite, infecções de ouvido, pneumonia em crianças e até aumentar o risco de SIDS.
Vaping: não é a alternativa segura que é apresentada
O vaping pode ser anunciado como uma alternativa mais saudável ao fumo pelas empresas que o vendem, mas não é verdade. Muitos dos produtos químicos presentes no fluído do cigarro electrónico estão associados a um risco aumentado das mesmas condições ameaçadoras à visão que discutimos aqui. Afinal, não existe uma forma segura ou saudável de consumir tabaco.
Quebre o hábito e coloque a saúde ocular em primeiro lugar
Alguns fatores de risco que contribuem para doenças oculares não podem ser evitados, como histórico familiar ou idade, mas parar (ou nunca começar) de fumar tem um efeito incrivelmente positivo. Mesmo alguém que fumou muito durante muitos anos pode reduzir o risco de doenças oculares e outros problemas de saúde associados ao tabagismo ao parar de fumar. Também é bom para a saúde ocular permanecer ativo, comer alimentos saudáveis e agendar exames oftalmológicos regulares. A detecção precoce de doenças oculares é crítica.