Tudo sobre estrabismo.
Estrabismo é o termo médico para o desalinhamento dos olhos. Comumente referido como vesgo, o estrabismo pode envolver um ou ambos os olhos voltados para dentro, para fora ou mesmo para cima ou para baixo. É uma das condições de visão mais comuns em crianças pequenas, afetando algo entre 2 a 4 por cento da população.
Os sintomas de estrabismo geralmente se manifestam em crianças entre 1 e 4 anos de idade. Em alguns casos, crianças com estrabismo apresentam visão dupla ou baixa visão em geral, e aquelas que podem ser demasiado jovens para vocalizar o seu desconforto podem inclinar a cabeça ou pressionar os olhos com frequência . Muitas crianças não relatam problemas de visão por conta própria e, normalmente, os pais, professores ou os pediatrasé que notam um desalinhamento dos olhos.
O que causa o estrabismo?
O estrabismo pode ter muitas causas diferentes. Em particular, o estrabismo é frequentemente causado pelo funcionamento anormal da parte do cérebro que controla os movimentos dos olhos, dos nervos que transmitem sinais aos músculos ou dos próprios músculos oculares. Também pode ser causada por certos problemas gerais de saúde, condições oculares, lesões na cabeça, erros de refração ou, em parte, histórico familiar.
Tipos de Estrabismo
Tipos comuns de estrabismo incluem o seguinte:
A esotropia é a causa mais comum de estrabismo na infância. Ele tende a aparecer muito cedo na vida de uma pessoa – ocorrendo principalmente em bebés – e envolve um olho voltado para dentro, em direção ao nariz, em vez de se alinhar com o segundo olho e olhar para frente.
A exotropia geralmente aparece em crianças entre 1 e 6 anos de idade. A exotropia ocorre quando um olho se volta para fora, longe do nariz.
A hipertropia é considerada a forma menos comum de estrabismo. Essa forma de estrabismo, também conhecida como desvio vertical, é caracterizada por um olho voltado para cima, em direção à sobrancelha.
Opções de tratamento de estrabismo
O tratamento para estrabismo é adaptado para abordar a origem inicial do problema e pode variar dependendo da gravidade do desalinhamento ocular.
Um dos tratamentos mais comuns para o estrabismo é o tapa-olho. Se o mesmo olho virar consistentemente na mesma direção, um curativo pode ser colocado sobre o olho que funciona regularmente. Dessa forma, o tapa-olho pode ser usado para treinar o olho mais fraco a fazer o trabalho de “visão” no lugar do olho mais forte. Os adesivos bloqueiam toda a luz e, com o tempo, podem fortalecer o olho e restaurar o alinhamento. Dependendo do caso, pode-se recomendar às crianças que usem um adesivo em qualquer lugar, desde apenas algumas horas por dia até, ocasionalmente, mais de seis horas por dia.
Como a terapia da visão pode ajudar com o estrabismo
A terapia da visão envolve um programa de tratamento individualizado e não cirúrgico, projetado para ajudar a corrigir ou melhorar certas condições oculares, incluindo estrabismo. O tratamento irá variar, dependendo da condição ocular e das necessidades visuais únicas do paciente. Exercícios específicos – incluindo aqueles que abordam o alinhamento dos olhos, habilidades de foco e muito mais – podem ser usados para ajudar a controlar o estrabismo e realinhar os olhos.
Se você ou o seu filho apresentar alguns destes sinais, ficaremos felizes em conversar consigo e responder às suas perguntas. Queremos dar aos nossos pacientes todas as informações de que precisão para fazer escolhas inteligentes para a sua saúde ocular.
Cada paciente que vemos é um colírio para os nossos olhos!
Algarvisão Óptica Lagos e Sagres