Uma visão saudável é um ingrediente subestimado de uma boa qualidade de vida.
Até um em cada seis adultos luta com condições oculares que ameaçam a sua visão e, muito mais do que isso, vive com algum nível de perda de visão à medida que envelhecem. A idade é um fator de risco para muitas das principais causas de cegueira, incluindo glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular e catarata, mas há muito que podemos fazer para minimizar as nossas hipóteses de desenvolver essas condições.
Hábitos saudáveis ao longo da vida
Há mais benefícios em se alimentar de forma saudável e permanecer ativo do que simplesmente ficar em forma. Esses hábitos também fazem bem para a saúde dos seus olhos! Frutas e folhas verdes escuras são particularmente importantes para a saúde dos seus olhos. Também é importante se exercitar regularmente e evitar hábitos nocivos como fumar (um grande fator de risco para muitas das condições acima mencionadas que ameaçam a visão).
Não falte às visitas ao médico
Sem tratamento, condições crónicas como pressão alta e diabetes podem causar sérios problemas oculares (entre outras complicações de saúde). A diabetes aumenta o risco de degeneração macular e retinopatia diabética, enquanto a pressão alta não tratada pode aumentar o risco de derrames oculares.
Cada uma dessas condições pode resultar em perda permanente da visão, e é por isso que visitas regulares ao médico podem fazer tanta diferença para a saúde ocular. O diagnóstico precoce significa que essas condições têm menos tempo para causar danos antes de você começar a reagir.
Acompanhe como a sua visão muda
A maioria das mudanças na nossa visão são graduais, tornando-as mais difíceis de perceber no início. Sempre que notar alguma alteração, marque uma consulta com o optometrista. Talvez só receba boas notícias e uma receita atualizada, ou talvez detectemos os primeiros sinais de uma doença ocular em desenvolvimento.
Mudanças repentinas na sua visão são ainda mais importantes de relatar ao seu optometrista. Sintomas como flashes de luz, uma cortina escura ou sombra sobre a visão, visão desfocada ou aumento repentino de moscas voantes merecem uma visita urgente ao oftalmologista, pois são sinais de descolamento da retina. Pode ser corrigido se tratado a tempo, mas pode causar perda permanente da visão se não.
Conheça os fatores de risco para doenças oculares
Já mencionamos a idade como um fator de risco e, se você tem histórico familiar de doenças oculares, diabetes ou pressão alta, provavelmente também corre alto risco de desenvolvê-las. A idade e a genética estão obviamente fora do nosso controle, mas a nossa dieta, exercício físico, uso de óculos de proteção como óculos de sol e cronograma de exames oftalmológicos não!
A importância dos óculos de sol com proteção UV
Os danos aos nossos olhos causados pelos raios ultravioleta da luz solar são cumulativos ao longo das nossas vidas e permanentes. Devemos ser tão diligentes em proteger os nossos olhos da luz solar quanto protegemos a nossa pele da mesma. Certifique-se de escolher óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios UV-A e UV-B. As lentes polarizadas são mais caras, mas especialmente boas porque bloqueiam o brilho vindo da maioria das direções, tornando-as ótimas para conduzir nos dias com mais claridade.
Exames oftalmológicos devem ser uma prioridade
Exames oftalmológicos regulares são essenciais. A medicina e a tecnologia modernas não podem reverter muitas das condições que ameaçam a visão, mas podemos retardar ou interromper o seu progresso se as identificarmos logo no início. Um simples exame oftalmológico pode ser a diferença entre a perda permanente da visão e décadas extras de visão saudável. Pergunte-nos qual é a sua frequência ideal de exame oftalmológico na sua próxima consulta. Também teremos o maior prazer em oferecer mais dicas sobre como manter uma visão saudável.
Adoramos a sua visita
Ótica Algarvisão Lagos e Sagres