Com a chegada do Verão, aguarda-nos horas de luz prolongada e sol abundante!
Meses mais quentes estão a chegar e muitos de nós passamos mais tempo ao ar livre. Este aumento de exposição à luz solar também aumenta a nossa exposição à radiação UV prejudicial. É essencial proteger os nossos olhos usando óculos de sol com bloqueio de UV – não apenas durante o Verão mas durante todo o ano, sempre que estivermos ao ar livre em dias ensolarados.
Os nossos olhos são vulneráveis aos raios UV mesmo sem exposição solar direta. Semelhante à forma como a nossa pele pode ficar queimada pelo sol, a superfície dos nossos olhos pode sofrer de uma condição conhecida como fotoceratite. Os sintomas desta queimadura solar nos olhos incluem lacrimejamento, vermelhidão, visão turva, sensibilidade à luz e sensação de areia ao piscar. Isto é particularmente prejudicial para esquiadores e praticantes de snowboard, pois os raios UV refletidos na neve intensificam a exposição. Os mesmos riscos aplicam – se quando a luz solar reflete nas praias arenosas, prejudicando potencialmente os nossos olhos de maneiras semelhantes.
A exposição aos raios UV acumula-se ao longo da nossa vida, a cada ocorrência aumenta o risco de desenvolver doenças oculares graves. O aumento da exposição aos raios UV aumenta a probabilidade de encontrar doenças que ameaçam a visão, como catarata e degeneração macular, mais tarde na vida. Além disso, a exposição prolongada aos raios UV pode levar ao desenvolvimento de pinguéculas – protuberâncias amarelas ou brancas na parte branca dos olhos – e pterígio, também conhecido como olho do surfista, que envolve o crescimento de tecido transparente sobre a íris.
A principal consideração que deve ter em conta na seleção dos óculos de sol deve ser a sua eficácia em proteger os olhos da radiação UV. Embora o estilo seja importante, não deve substituir a necessidade de proteção substancial. Verifique sempre se os óculos de sol bloqueiam pelo menos 99% dos raios UVA e UVB antes de comprar. Óculos de sol com lentes maiores são recomendados porque proporcionam uma cobertura mais abrangente.
As lentes polarizadas oferecem proteção superior, filtrando a luz de direções específicas, como o brilho de outros veículos no trânsito ou os reflexos de superfícies de água.
Além dos óculos de sol, existem várias outras maneiras eficazes de proteger os olhos e a pele dos danos UV:
Fique em casa durante o horário de pico de luz solar, quando a radiação UV é mais forte. Aplique regularmente protetor solar com maior proteção UV e use chapéus de abas largas para fornecer cobertura extra para os olhos e rosto.
Se está interessado em óculos de sol graduados, lentes fotocromáticas ou clip de sol que se adapte aos seus óculos graduados, podemos orientá-lo na escolha da melhor opção para as suas atividades ao ar livre. Entre em contacto connosco para agendar uma consulta.