A miopia é a doença ocular mais comum no mundo. O estado refractivo de uma criança (é o que determina a sua prescrição) muda ao longo da infância e muitas vezes estabiliza na adolescência.
A miopia é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Uma criança tem duas vezes mais probabilidade de ter miopia se um dos pais a tiver e cinco vezes mais probabilidade de ter quando ambos os pais são míopes.
Embora não possamos mudar a nossa genética, podemos mudar o nosso ambiente. Estudos demonstram que 76 minutos ao ar livre por dia podem reduzir o risco de desenvolver miopia em 50%. Se o seu filho não desenvolveu miopia, 2 horas ao ar livre podem ajudar a evitá-la, se pelo menos um dos pais tiver miopia. Não está claro se o tempo ao ar livre ajuda depois que a miopia desenvolve-se, mas esta é uma modificação comportamental relativamente fácil de fazer.
A distância também pode afetar a progressão da miopia. Fazer tarefas em distâncias mais curtas, de cerca de 20 centímetros ou menos, pode ajudar a diminuir a progressão da miopia. O tamanho dos dispositivos tecnológicos que as crianças usam para realizar determinadas tarefas também pode ter impacto. Durante o confinamento devido à COVID-19, as crianças entre os 7 e os 12 anos que aprenderam remotamente através de uma televisão ou de um projetor progrediram menos do que aquelas que aprenderam em smartphones e tablets.
Portanto, os pais devem incentivar os filhos a assistir televisão em ecrãs maiores, em vez de tablets. Contudo, em suma, os pais devem limitar o tempo de ecrã tanto quanto possível, especialmente em ecrãs mais pequenos como smartphones. As crianças que usam tablets, deve, usá-los a uma distância maior, pelo menos 20 centímetros. Os pais devem limitar o tempo de ecrã usando a regra 20-20-20 para os seus filhos. Isso significa fazer uma pausa do ecrã a cada 20 minutos e focar num objecto a 6 metros de distância por 20 segundos antes de voltar ao erã.
Embora a incidência da miopia em crianças continue a aumentar, o número de novos métodos para combater a sua progressão também aumentou significamente.
Por exemplo, alguns óculos podem retardar a progressão da miopia. Foi demonstrado que várias lentes reduzem a progressão da miopia até 67% ao longo de 2 anos.
Alguns tipos de lentes de contacto também podem ajudar a retardar a progressão da miopia. As lentes ortoqueratologia, por exemplo, são feitas de um material rígido que achata a córnea central enquanto dorme, resultando numa limpeza temporária da visão durante o dia sem lentes de contacto. Embora este achatamento da córnea torna a medição da progressão miópica mais difícil, estudos demonstraram uma redução de 40% na progressão miópica.
Lentes de contacto descartáveis, diárias de foco duplo também ajudam a retardar a progressão da miopia, ao mesmo tempo que proporcionam uma visão mais clara. No entanto, cada tipo de lente apresenta alguns riscos: as lentes ortoqueratológicas apresentam um maior risco de infecção do que as lentes tradicionais permeáveis, enquanto as lentes de foco duplo só podem tratar pessoas com certos níveis de miopia.
À medida que a miopia aumenta, também aumenta a procura em preveni-la e retardar a sua progressão para preservar a visão do seu filho.