Com que frequência precisamos de exames oftalmológicos?
Maior parte dos dentistas vai recomendar uma limpeza um exame dentário 2x por ano, mas com que frequência precisamos examinar os nossos olhos?
É importante ter um cuidado preventivo com os nossos olhos e isso significa realizar exames não só quando precisamos de atualizar a prescrição para os nossos óculos ou lentes de contacto. Os olhos humanos são órgãos incrivelmente complexos, com os quais muita coisa pode correr mal. Realizar exames oftalmológicos regulares é a melhor maneira de se assegurar que os problemas são detetados precocemente – a melhor altura para os detetar.
O que um exame oftálmico regular significa para mim?
A regularidade ideal dos exames oftalmológicos de cada paciente vai depender da sua idade e de quaisquer fatores de risco que este tenha. Exames oftalmológicos na primeira infância são essenciais para detetar, diagnosticar e tratar problemas de visão que podem interferir severamente com a sua aprendizagem. Existe um número chocante destas condições oftalmológicas que ficam por diagnosticar.
Para crianças mais velhas e adultos, normalmente é suficiente um exame oftalmológico de 2 em 2 anos até aos 60 anos. Apesar disso, gostamos de ver os nossos pacientes uma vez por ano. No entanto, alguns casos são diferentes e requerem consultas mais frequentes .
Fatores de Risco para Doenças Oculares
Os maiores fatores de risco são um historial de família de glaucoma, degeneração macular, ou outras doenças oftalmológicas – ou até um historial familiar de diabetes ou hipertensão. Alguma medicação pode causar como efeito secundário secura do olho, que é também um fator de risco para alguns problemas oculares. É importante monitorizar esses efeitos secundários para que estes não se desenvolvam para um desconforto maior ou até para uma infeção oftalmológica.
Outro fator de risco que pode ser controlado é o hábito de fumar. Fumar excessivamente aumenta o risco de maior parte dos problemas que afetam a visão, incluindo retinopatia diabética, cataratas, glaucoma e degeneração macular relacionada com a idade. Outro fator de risco controlável é a exposição aos raios UV. O dano que o sol causa aos seus olhos é acumulativo ao longo das nossas vidas, e pode ser minimizado ao usar óculos de sol com lentes bloqueadoras de raios UV, sempre que esteja ao livre ou a conduzir durante o dia.
Problemas oculares não seguem planeamentos de consultas
Embora o planeamento de marcação regular de exames oftalmológicos recomendado seja ótimo, quando não apresenta outros problema de visão, se surge um problema e ainda faltam meses ou um ano para a próxima consulta não espere! Venha nos consultar se sofre de alguns destes sintomas:
Mal podemos esperar para o receber nas nossas óticas em Lagos e em Sagres!
Se simplesmente não se lembra quanto tempo passou desde a sua última consulta entre em contacto connosco para marcar uma visita. Os seus olhos vão agradecer!